A Escola Cor & Ação desenvolve alguns projetos permanentes onde o objetivo é trabalhar com cada nível assuntos que favorecem o bom desenvolvimento do aluno.
Mas não basta contar a história e falar a moral para que as crianças assimilem o que deve ou não ser feito. Então resolvi vivenciar com as crianças algumas situações onde o trabalho em grupo e a colaboração estaria presente.O trabalho fluiu de uma maneira surpreendente, por isso resolvi registrá-lo para que não fique apenas na memória.
Objetivos:
- Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia.
- Exteriorizar emoções e sentimentos.
- Expressar idéias e opiniões com espontaneidade.
- Incentivar o trabalho coletivo.
- Ampliar e explorar o vocabulário.
- Contribuir para a organização do pensamento.
- Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.
- Promover a socialização e o entrosamento.
Envolvimento...
Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso... ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou seus amigos:
- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?
- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono
- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.
-Eu não disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo
disse não. Então, a galinha ruiva ficou triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, deb
ulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.
Então a galinha ruiva disse:
- Quem fo
i que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)
- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas.
Vocês podem continuar olhando.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos
preguiçosos foi convidado.
Conhecendo os personagens...
As crianças conheceram ainda outras versões da história e realizaram diversas atividades. Entre
No início do mês de abril, recebemos a visita da galinha ruiva. Com o auxilio da equipe Ciência Natural, elas puderam observar as principais características da galinha, aprender mais sobre o comportamento dos animais e também como nascem os pintinhos.
Os alunos do 2º Período "assinaram" um termo de compromisso, no qual se prontificam a realizar pequenas tarefas que facilitariam o nosso convívio em grupo. Trabalhar valores como colaboração e responsabilidade fica mais fácil quando se usa material concreto.
Aprendemos a ajudar os amigos e a dividir as tarefas e materiais (trabalhamos em equipe, ajudando um ao outro)
Saúde e qualidade de vida
A hora do lanche é de extrema importância, pois é o momento em que repomos a nossa energia. E assim como a Galinha Ruiva gosta de comer milho, o 2º Período também tem as suas preferências.
Jogo Simbólico
Por meio de movimentos, as crianças são capazes de simular situações, trabalhando, além da coordenação motora global, o tão importante jogo simbólico.
Representamos os personagens e interpretamos a história, a primeira foto mostra os animais do quintal da Galinha Ruiva fugindo para não colaborar com o trabalho.
Então a Galinha Ruiva resolveu fazer o trabalho sozinha, contando apenas com os seus pintinhos, é o que mostra as duas últimas fotos.
Percepção sensorial
- Experimentamos texturas diversas.
- Cartaz com colagem de caixa de ovo de isopor
- Confecção dos personagens da história de massinha de modelar
- Confecção do ovo da Galinha Ruiva com argila
Jogos dramáticos
A Galinha Ruiva ficou triste com os amigos e depois ficou feliz com o lindo bolo que fez junto com os seus pintinhos... Que expressões costumamos utilizar para expressar nossos sentimentos?
Músicas trabalhadas durante o projeto :
Galinha do vizinho A galinha do vizinho *** O Pintinho e a Galinha Pintinho, pintinho...correu,fugiu...
| A Galinha Pintadinha A galinha pintadinha *** Piu Piu Piu Os pintinhos fazem, piu piu piuu |
Assim como a Galinha Ruiva tem suas músicas preferidas, o2º Período também criou a sua própria caixinha de música.
O 2º Período escuta e conta histórias. Será que a Galinha Ruiva está em outras histórias também?
Plantação de Milho
Esquematização da Plantação
Ao longo de duas semanas de observação e registro, as crianças puderam comprovar a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas de milho que germinaram na bandeja que recebeu luz e água, vivenciando a experiência realizada.
E o milho cresceu....
Preparamos um bolo de milho, usando os mesmos ingredientes do bolo da história.
“Vamos fazer o bolo da Galinha RUIVA?” A resposta da turma do 2º Período foi unânime: “SIM!”
Mas a história da Galinha Ruiva e o comportamento de seus amigos
estavam tão presentes em sala, que em nenhum momento foi preciso solicitar ajuda ou atenção de
ssa turminha. Todos participaram da confecção do bolo com muita disposição. O bolo estava uma delícia.
Um comentário:
Não poderia deixar de reconhecer o trabalho desenvolvido pela professora Ariadna. Meu sobrinho Gabriel Assis é seu aluno e todos nós estamos encantados com o trabalho que ela está desenvolvendo. Parabéns!!!
Postar um comentário