quarta-feira, março 23

O planeta comemora o Dia Mundial da Água

Na música “Planeta Água” de Guilherme Arantes, uma alusão ao ciclo que a água faz na natureza, e que mantêm os seres humanos vivos, habitando o planeta, mostra a importância de perceber além da poesia, que as águas que movem moinhos são as mesmas que encharcam o chão e voltam para o fundo da terra. A arte inspira, mas a realidade clama por uma atitude.

O planeta possui quase dois terços de sua superfície coberta de água salgada e apenas 0,36% de águas doces. Para prejudicar ainda mais a situação, especialistas afirmam que gastamos mais do que temos disponível, poluímos dez vezes mais do que consumimos e desperdiçamos. Assim, a água se torna o “ouro azul” do século XXI, um verdadeiro artigo de luxo que precisa ser preservado para as futuras gerações, já que o estoque não é suficiente.

Aproveitando a comemoração ao Dia Mundial da Água, a Cor & Ação abraçou a causa de sensibilizar, conscientizar e instigar os alunos a refletirem sobre a preservação dos recursos hídricos. Para os professores a conservação dos bens ambientais é primordial, e as atitudes corretas de preservação devem ser debatidas com os estudantes. Eles estão conscientes de que é papel da escola informar, falar, explicar e mobilizar os alunos em manter os bens essenciais à vida.
A orientação sobre a preservação da água começou logo cedo para os alunos da educação infantil. Para comemorar o Dia Mundial da Água as professoras organizaram diversas atividades divertidas. Na primeira, as crianças fizeram um truque descrito no livro “Almanaque da Ruth Rocha”. Elas tentaram levantar um gelo com um barbante usando apenas um pouco de sal. A experiência foi muito divertida e a professora aproveitou a situação para trabalhar com as crianças também o processo científico. “Os cientistas fazem muitas experiências que não dão certo antes de descobrirem coisas novas”, afirmou a professora. O aluno Gabriel gostou da primeira atividade do dia. “Eu adorei brincar com a água na escola”, disse.

0 comentários: