


OS MEDOS DA INFÂNCIA
Existem crianças que têm medos: de formiga, de escuro, de dormir sozinha; são tímidas, não se relacionam em festas, não se separam dos pais.
Uma criança que tem dificuldades de se separar da família e conviver com outras crianças pode estar sendo superprotegidas pelos pais ou familiares.
Algumas vezes, pensamos que "gostar" de alguém é fazer tudo o que essa pessoa quer. Entretanto, isso não é verdade, pois, quando gostamos de nossos filhos, devemos agira para que eles cresçam e se tornem independentes.
Um ambiente familiar no qual a criança é superprotegida é prejudicial, pois impede o seu crescimento e causa futuros problemas de relacionamento com adultos ou com as outras crianças.
A escola pode ser um ambiente que favoreça o desenvolvimento de uma independência maior de seu filho, e deve ser estudada pela família com uma das possíveis atitudes a serem tomadas para melhorar o relacionamento com outras crianças.
Mas pensar que uma criança com dificuldades em separa-se da família vá gostar da idéia de ir para a escola é no mínimo ingenuidade da família.
Mesmo que a criança chore um pouco, a decisão de mandá-la à escola deve ser dos pais, que devem avaliar se isso será bom para que a criança aprenda a conviver melhor com outras crianças.
Em um primeiro momento, uma mudança de atitudes familiar e o início da vida escolar podem ser caminhos para resolver a questão.
Se o quadro persistir,será necessário consultar um especialista que dará uma orientação mais adequada.
Revista da Folha

Um comentário:
nossa muito legal esse blog!!!
Todos estao de parabens!
Postar um comentário